De acuerdo

Recebi um novo equipamento, já posso colocar ele em produção?

Última respuesta nov. 06, 2020 07:04:14 268 2 4 0 1

A emoção de receber um novo equipamento é muito boa, porém, esse momento de alegria pode fazer com que alguns itens importantes não sejam verificados,  com isso alguns problemas podem surgir no ambiente de produção.


Para auxiliar os novos usuários e relembrar os usuários que já trabalham com Huawei, gostaria de compartilhar 3 passos que devem ser verificados antes de iniciar o processo de configuração e homologação de um equipamento, são eles:


1) Licenças


Verifique se o produto adquirido precisa de licença para funcionar ou se alguma licença adicional foi adquirida. Se sim, as licenças precisam ser geradas e instaladas. Essa geração pode ser feita diretamente por você ou pelo seu fornecedor.


  • Caso possua o arquivo de "Proof of Entitlement", que é exibido na imagem abaixo, basta acessar o ESDP (http://app.huawei.com/isdp/) e dar sequência no processo de geração.



entitlement


  • Caso tenha adquirido o equipamento de um distribuidor oficial, esse processo pode ser diferente e será necessário obter as instruções de como gerar e instalar as licenças diretamente com o fornecedor.


Algumas licenças são instaladas de forma transparente, sem afetar os serviços do equipamento, porém, algumas requerem o reboot do equipamento, então verifique esse item antes de colocar o equipamento em produção.


2) Atualização de Firmware


Os equipamentos que chegaram provavelmente ficaram algumas semanas viajando para chegar ao seu destino, além da viagem, eles podem ter ficado algumas semanas armazenados, então mesmo sendo um equipamento totalmente novo, pode ser que já exista uma nova firmware recomandada para ambientes de produção.


Em razão disso, sempre é necessário verificar se não existe uma nova firmware. Essa firmware pode ser obtida no próprio site do suporte da Huawei (https://support.huawei.com/enterprise/en/index.html), todos os equipamentos possuem uma página com diversos materiais, como documentação, material de apoio, ferramentas e downloads de softwares.


Após encontrar o seu equipamento utilizando a ferramenta de busca, acesse a aba "Software Download", conforme exibido no exemplo abaixo abaixo:


firmware-download-page


No caso acima, existem duas firmwares disponíveis, ambas são do mesmo equipamento, porém uma delas é a versão estável e indicada para utilização, essa firmware é indicada com o seguinte simbolo: 

toma-like

Verifique se a versão do seu equipamento está atualizada, caso contrário, clique na firmware indicada para ter acesso a todos os arquivos e instruções necessários para realizar o upgrade.


O processo de atualização de firmware normalmente irá exigir o reboot do equipamento, somente equipamentos modulares que possuem duas ou mais controladoras podem ser atualizados sem interrupção dos serviços.


Observação: Para saber a versão instalada em seu equipamento, utilize o comando "display version" no console do VRP em seu equipamento.


3) Atualização do Patch


A atualização do patch poderia ter sido incluida no item 2, porém existem algumas dúvidas sobre o que é um "patch", em razão disso vamos falar sobre ela de forma exclusiva.


A tradução do termo patch irá nos trazer os seguintes termos: fragmento, trecho, remendo, etc.


Como o próprio nome diz, ele é uma parte da firmware, mas não representa uma nova firmware. Ele é utilizado para fazer pequenas mudanças, que podem ser novas funcionalidades, novas melhorias e até correções de problemas (bugs).


O patch é encontrado na mesma página da firmware, basta olhar os itens abaixo da firmware, conforme destacado na imagem abaixo:


patch


Observação: Para saber a versão do patch instalado em seu equipamento, utilize o comando "display patch-information" no console do VRP em seu equipamento.


A recomendação é sempre utilizar o último patch disponível. Os patchs são incrementais, então o patch 2 tem todas as modificações do patch 1 e assim por diante.


Verifique as atualizações de firmware são feitas a cada vários meses, enquanto os lançamentos de patchs são praticamente mensais.


O processo de instalação de patch normalmente é feito de forma transparente nos roteadores e switches, ou seja, não é necessário reiniciar o equipamento e nenhum serviço é interrompido.


Conclusão


A verificação dos três itens citados aumentarão a estabilidade e segurança da sua rede, oferencendo melhores serviços e mais qualidade para todos os usuários. Sempre que receber um novo equipamento, verifique se um desses três itens precisa ser ajustado antes de iniciar o processo de configuração e homologação.


Após estar em ambiente de produção, verifique frequentemente se existem novas versões de firmware e novos patchs,  uma verificação mensal já é suficiente para manter seu equipamento atualizado.


Caso tenha alguma dúvida sobre os itens acima, sinta-se a vontade para perguntar abaixo ou entrar em contato com a equipe de suporte.

  • x
  • convención:

LuizPuppin
VIP Publicado 2020-10-22 13:29:43
Muito bom, esta é uma dúvida frequente que recebemos.
Ver más
  • x
  • convención:

lcardoso
Publicado 2020-11-6 07:04:14
Muito bom!
Ver más
  • x
  • convención:

Comentar

Debe iniciar sesión para responder la publicación Inicio de sesión | Registrarse
Responder

Aviso: Para garantizar sus legítimos derechos e intereses, la comunidad y los terceros no publicarán contenido que pueda generar riesgos legales a las partes, por ejemplo, pornografía, contenido político, contenido sobre juego, consumo y tráfico de drogas, así como contenido que viole los derechos de propiedad intelectual de terceros, por ejemplo, secretos comerciales, marcas, derechos de autor, patentes y privacidad personal. No comparta su cuenta ni su contraseña con terceros. Todas las operaciones realizadas usando su cuenta se considerarán como sus acciones y todas las consecuencias que estas acciones generen serán responsabilidad suya. Para obtener información detallada, consulte la “ Política de privacidad.”

My Followers

¡Ingresa y disfruta de todos los beneficios para los miembros!

Inicia sesión

Bloquear
¿Estás seguro de bloquear a este usuario?
Los usuarios en lista negra no pueden comentar tus publicaciones,no pueden mencionarte,no pueden enviarte mensajes privados.
Recordatorio
Agrega tu número de teléfono para obtener un bono de invitación.