De acuerdo

Macs duplicados em equipamentos modulares, entendendo e resolvendo!

Última respuesta febr. 16, 2021 08:14:53 305 3 2 0 0

Olá a todos,


A venda de equipamentos modulares para o mercado Enterprise se itensificou nos últimos meses, principalmente com a possibilidade de compra do NE8000-M8 para ISPs. Juntamente com esse incremento de vendas, começamos a ter mais experiências com esse tipo de equipamento, uma delas será compartilhada nesse post.


Algumas vantagens dos equipamentos modulares


O nome desse tipo de equipamento já nos indica uma das vantagens do equipamento, ele é modular e temos vários módulos disponíveis para uso, podendo adquirir um equipamento que atenda da melhor forma possível a necessidade do cliente e também forneça a possibilidade de expansão sem a necessidade de comprar outro equipamento.


Outra vantagem desse modelos é que eles normalmente possuem duas ou mais unidades de processamento, dessa forma elas trabalham em redundância e em caso da falha da unidade ativa, a unidade de backup irá assumir o serviço de forma quase instanânea.


Detalhes sobre múltiplas unidades de processamento


A imagem abaixo exibe um equipamento módular com duas IPUs (Integrated NetworK Processing Unit), uma delas trabalhará no modo ativo e outra no modo backup.


Ne8000-m8


Ambas as IPUs tem a capacidade de manter todos os recursos do equipamento funcionando e precisam realizar essa troca de forma transparente. Dessa forma, quando a segunda placa é inserida os MACs da IPU ativa serão clonados para a IPU de backup, dessa forma em uma falha a IPU de backup assumirá os serviços e os protocolos continuarão funcionando de forma automática, pois não será necessário aguardar nenhum timeout de protocolo ou atualizar informações, pois o MAC do equipamento não foi alterado, para os equipamentos vizinhos nada aconteceu no equipamento que teve a falha.


O problema


A clonagem dos MACs é de suma importância para esse cenário, porém, um ISP pode ter vários equipamentos na rede e conforme necessário pode realizar a troca de IPU entre chassis, esse processo pode fazer com que dois equipamentos diferentes tenham os mesmos MACs. Não se preocupe, não é uma falha de firmware e nem de fabricação.


Acontece que quando uma placa que estava operando como slave é retirada e colocada como ativa em outro chassi, os MACs dela continuam sendo os mesmos da IPU ativa do chassi anterior.


Como esses endereços são de suma importância para comunicação de rede e devem ser únicos, se esses dois chassis forem utilizados, problemas começam a surgir, pois temos dois equipamentos diferente com exatamente os mesmos MACs. Se os dois equipamentos forem diretamente conectados a comunicação simplesmente não irá ocorrer e se os dois estiverem conectados a outros serviços, esses outros serviços começarão a ter comportamento indesejado, podendo degradar e até interromper os serviços.


A solução


A solução ideal seria que as IPUs fizessem uma verificação de ESN dos equipamentos, caso ela seja inserida em um novo chassi que não possui outra IPU, ela ajustasse a sua configuração para os MACs de fábrica. Porém, no momento da escrita desse post esse processo não ocorre automaticamente e é necessário seguir os seguintes passos:


1) Verifique que os MACs estão duplicados:


<HUAWEI> system-view
[-HUAWEI] diagnose
[-HUAWEI-diagnose]display mac-address mpu


2) Se confirmada a duplicidade de MACs, execute os comandos abaixo para resetar os MACs da IPU:


<HUAWEI> system-view
[-HUAWEI] diagnose
[-HUAWEI-diagnose] reset system-mac


Prontinho, agora todos os MACs voltarão a ser os endereços de fábrica do produto e os problemas de comunicação serão resolvidos.


Ps: Se você é um engenheiro da Huawei, pode ser interessante verificar a possibilidade de desenvolver essa verificação de ESNs e deixar esse processo automático ;)


Muito obrigado a todos pela atenção


  • x
  • convención:

LuizPuppin
HCIE VIP Author Publicado 2021-2-16 07:11:04
Excelente contribuição. Obrigado por compartilhar.
Ver más
  • x
  • convención:

49999300707
Publicado 2021-2-16 07:26:45
Ótimo trabalho, como sempre!!
Ver más
  • x
  • convención:

Adriale
Publicado 2021-2-16 08:14:53
Excelente
Ver más
  • x
  • convención:

Comentar

Debe iniciar sesión para responder la publicación Inicio de sesión | Registrarse
Responder

Aviso: Para garantizar sus legítimos derechos e intereses, la comunidad y los terceros no publicarán contenido que pueda generar riesgos legales a las partes, por ejemplo, pornografía, contenido político, contenido sobre juego, consumo y tráfico de drogas, así como contenido que viole los derechos de propiedad intelectual de terceros, por ejemplo, secretos comerciales, marcas, derechos de autor, patentes y privacidad personal. No comparta su cuenta ni su contraseña con terceros. Todas las operaciones realizadas usando su cuenta se considerarán como sus acciones y todas las consecuencias que estas acciones generen serán responsabilidad suya. Para obtener información detallada, consulte la “ Contrato de usuario.”

My Followers

¡Ingresa y disfruta de todos los beneficios para los miembros!

Inicia sesión

Bloquear
¿Estás seguro de bloquear a este usuario?
Los usuarios en lista negra no pueden comentar tus publicaciones,no pueden mencionarte,no pueden enviarte mensajes privados.
Recordatorio
Agrega tu número de teléfono para obtener un bono de invitación.